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Título: VIZINHOS, VIZINHOS, NEGÓCIOS À PARTE: O EFEITO DA PROXIMIDADE ENTRE AGENTES E CLIENTES EM CONTRATOS DE MICROCRÉDITO
Autor: ALEXANDRE SPITZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - ORIENTADOR
ISABELLE AGIER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 15587
Catalogação:  12/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15587@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15587

Resumo:
Esta monografia analisa - através de evidência empírica - a relevância do conhecimento local para o desempenho de contratos de microcrédito. Regredindo-se a distância entre a residência de um agente de crédito e a de seus clientes em uma variável dummy de atraso da amortização, verificou-se que quanto mais distantes entre si são as moradias, maior a probabilidade de atraso. Mais precisamente, as regressões sugerem que quando se dobra a distância, a probabilidade de se ter um dos pagamentos fora do prazo aumenta em 0.3 pontos percentuais, e é estatisticamente significativa. Considerando-se que houve atrasos em pelo menos uma das parcelas da amortização em 8.6% dos empréstimos, este coeficiente é também economicamente relevante. Para este estudo foram utilizados dados provenientes do VivaCred, instituição de microcrédito sem fins lucrativos, desde seu início em 1997 até 2007. A base abrange todas as seis agências: Rocinha, Rio das Pedras, Maré, Santa Cruz, Glória e Macaé. Estão cadastradas nesta base 35.194 pessoas que demandaram empréstimos e 31.691 empréstimos concedidos. Dentre os que demandaram empréstimos, somente 11.260 tiverem seus créditos aprovados, sendo que parte deles mais de uma vez. Durante estes onze anos de operação, passaram pelos quadros da instituição 40 analistas, sendo que em torno de 20 estão em atividade, em média 3 por agência. O processo para se chegar às regressões teve início em um intenso trabalho de limpeza, padronização e formatação dos endereços dos clientes e analistas. Isto foi necessário para poder encontrar as coordenadas relativas a cada endereço e calcular as distâncias entre eles. Para esta transformação foi utilizada a ferramenta de geocodificação2 do Google Maps. Como grande parte dos clientes do VivaCred reside em favelas, seus endereços não foram reconhecidos por este método. Foi então necessário desenvolver métodos alternativos de localização dos clientes por seus subbairros - regiões definidas como um subconjunto de um bairro - especialmente para favelas.

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