INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DO ILUMINISMO À WEB SEMÂNTICA: REFLEXÕES SOBRE A COMUNICAÇÃO COM BASE EM UMA ÚNICA LÍNGUA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA DI LUCCIO

Colaborador(es):  ANA MARIA NICOLACI DA COSTA - Orientador
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Coorientador
Catalogação:  06/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15543@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15543@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15543

Resumo:
Discussões a respeito da comunicação entre os homens e da diversidade linguística perpassam a história. É possível afirmar que Platão (427 - 347 a.C) e Aristóteles (384 - 322 a.C) instigaram filósofos e linguistas a buscar incessantemente explicações para a variedade de línguas existentes no mundo, bem como a investigar suas origens e características em comum. A obsessão por encontrar a língua que teria dado origem a todas as outras línguas não cessou, como também não cessou o desejo de retorno a esta primeira língua. Este desejo faz com que filósofos e linguistas há muito venham sustentando a criação e utilização de uma língua única. Esta possibilitaria a comunicação universal entre os homens independentemente de onde estes tivessem nascido, da cultura a que pertencessem ou da língua materna que falassem. Em outras palavras, poderia haver uma comunicação livre e democrática. Consequentemente, o acesso aos saberes também seria livre, o que daria lugar à concretização de uma das ambições do projeto iluminista: o esclarecimento do homem a partir da sua própria capacidade de conhecer o real de forma autônoma. Tomando como ponto de partida essas questões, foi realizado um estudo histórico que teve como objetivo principal investigar os caminhos que a busca de uma língua única de comunicação vem seguindo desde o Iluminismo até a contemporaneidade, principalmente após o advento da Internet. Para tal, esta investigação tem início com a concepção de Kant sobre o Iluminismo, seguida das ideias de dois de seus contemporâneos, Condorcet e Condillac, escolhidos por sugerirem o uso de uma língua universal como alternativa para o esclarecimento humano. O estudo prossegue com uma breve descrição dos projetos de língua universal dos séculos XIX e início do século XX e apresenta as razões para os seus fracassos; passa posteriormente pela segunda metade do século XX e pela tentativa de se fazer da língua inglesa a língua única de comunicação no mundo; finalmente, chega à Revolução Digital. Nesta última fase, o debate concernente à comunicação livre, independentemente da língua, e ao acesso irrestrito ao conhecimento se veem reforçados com o aparecimento da terceira geração da Internet, a chamada Web Semântica, que tem reavivado os ideais dos projetos iluministas e mostrado ser um caminho possível para a comunicação universal e o esclarecimento humano.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui