$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SELEÇÃO AVESSA A RISCOS DE PORTFÓLIOS DE FONTES RENOVÁVEIS EM MERCADOS HIDROTÉRMICOS DE ELETRICIDADE
Autor: ALEXANDRE STREET DE AGUIAR
LUIZ AUGUSTO NOBREGA BARROSO
BRUNO FLACH
MARIO VEIGA FERRAZ PEREIRA
SERGIO GRANVILLE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 15533
Catalogação:  04/05/2010 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Copyright 2009 IEEE. Reprinted, with permission, from IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, VOL. 24, NO. 3, AUGUST 2009. This material is posted here with permission of the IEEE. Such permission of the IEEE does not in any way imply IEEE endorsement of any of Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro`s. Internal or personal use of this material is permitted. However, permission to reprint/republish this material for advertising or promotional purposes or for creating new collective works for resale or redistribution must be obtained from the IEEE by writing to pubs-permissions@ieee.org. By choosing to view this document, you agree to all provisions of the copyright laws protecting it.
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15533@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15533@2

Resumo:
As Fontes renováveis de geração de energia têm despertado o interesse de muitos países como meio de promover um desenvolvimento limpo da matriz energética. No caso do Brasil, pequenas usinas hidroelétricas e a cogeração a partir do bagasso de cana-de-açucar representam alternativas atraentes, com centenas de MW instalados desde 2004. Apesar de seus benefícios, a disponibilidade sazonal, embora complementar, dessas alternativas representa um obstáculo. Isso obriga os produtores a descontar (precificar) o risco na hora de firmar contratos de energia, e pode levar a inviabilidade comercial de determinados projetos. No presente trabalho, propomos um modelo de otimização estocástica que defina a composição ótima de um portfólio com base nessas duas fontes renováveis, a fim de maximizar a receita de uma comercializadora de energia. O modelo proposto busca mitigar os riscos relacionados à indisponibilidade dos recursos hídricos e de combustível, permitindo, assim, que ambas as fontes participem de forma competitiva no ambiente de contratação livre. Um estudo de caso é apresentado com base em dados realistas do sistema elétrico brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui