$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA DO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO POR ABSORÇÃO COM AMINA PARA APLICAÇÃO EM PROJETO DE ARMAZENAMENTO DE CARBONO DE (CCS)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HERBERTH ARTURO VASQUEZ HARO

Colaborador(es):  MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES - Orientador
Número do Conteúdo: 15511
Catalogação:  26/04/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15511@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15511@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15511

Resumo:
Absorção é um processo no qual os componentes de uma corrente gasosa são separados através do uso de um solvente líquido. O processo pode ser simplesmente físico ou seguido por uma reação química. Na indústria, um processo de absorção importante é a remoção de dióxido de carbono (CO2), usando uma solução aquosa de monoethanolamina (MEA), dos gases de combustão expelidos pelas plantas alimentadas por combustíveis fosseis tais como: as usinas de geração de energia, a indústria farmacêutica, a indústria de petróleo, etc. Os projetos desenvolvidos por grandes corporações usualmente são cercados de sigilo, e as companhias evitam a divulgação de suas soluções tecnológicas. Além disso, no Brasil pouco tem-se publicado a respeito. Neste trabalho, apresenta-se um modelo simples que simula a absorção de CO2 em solução aquosa de MEA. O modelo envolve as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia, podendo predizer o comportamento geral do processo de absorção. Os resultados das simulações da absorção de CO2 em contracorrente com uma coluna de filme líquido foram comparados com dados experimentais disponíveis apresentando uma boa concordância.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui