$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O TRABALHO EM SUA RELAÇÃO COM A TÉCNICA E A (RE)ORGANIZAÇÃO ESPACIAL NA CADEIA CARNE/GRÃOS DA BR-163, MT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NIVEA MUNIZ VIEIRA

Colaborador(es):  REGINA CELIA DE MATTOS - Orientador
JULIA ADAO BERNARDES - Coorientador
Número do Conteúdo: 15497
Catalogação:  19/04/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15497@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15497@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15497

Resumo:
Recentemente, municípios do eixo da BR-163 mato-grossense têm sido alvo de profundas transformações em virtude da chegada de vultosos investimentos na área concentrada da agricultura moderna, destacando-se aqueles que têm sediado a cadeia carne/grãos, a saber, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, principalmente com a chegada da Sadia e da Perdigão. Com um modelo técnicoprodutivo embasado no tripé técnica, ciência e informação, anuncia-se a implantação da maior cadeia carne/grãos da América Latina. Empresas de grande porte, como a Sadia em Lucas do Rio Verde, vêm sendo atraídas pelas possibilidades de novas escalas de produção e aproximação das matérias-primas, tendo em vista a magnitude da produção de grãos na região. Para os produtores, a implantação da cadeia carne/grãos na área de concentração da agricultura moderna na BR-163 mato-grossense é apresentada como saída para a crise do modelo técnico-produtivo assentado na monocultura da soja. Neste trabalho procurou-se analisar as especificidades da cadeia carne/grãos no segmento avícola em termos de novas exigências no âmbito do trabalho formal, especialmente no que tange ao número de trabalhadores, à qualificação e à renda na produção de grãos e na criação de aves. Tais mudanças foram articuladas ao nível técnico implementado em um contexto em que se instituíram novas relações de trabalho, resultando em (re)organizações espaciais decorrentes de processos geradores de novos sistemas de ação sobre novos fixos, implicando na criação de fluxos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui