XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AND YOU [TEACHER]... DO YOU LIKE LEARNING ENGLISH?: CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE ENTENDIMENTOS SOBRE AUTONOMIA EM UM ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO Autor: ANDREA HOUARA LORDELLO LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15449
Catalogação: 29/03/2010 Liberação: 29/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15449
Resumo:
Título: AND YOU [TEACHER]... DO YOU LIKE LEARNING ENGLISH?: CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE ENTENDIMENTOS SOBRE AUTONOMIA EM UM ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO Autor: ANDREA HOUARA LORDELLO LIMA
Nº do Conteudo: 15449
Catalogação: 29/03/2010 Liberação: 29/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15449
Resumo:
A presente dissertação busca maiores entendimentos sobre a autonomia do
aprendiz e sobre as oportunidades de aprendizagem co-construídas entre uma
(ex)aluna de Inglês como Língua Estrangeira e sua (ex)professora, também autora
do texto atual, em um estudo de caso desenvolvido em 2008 e no primeiro
semestre de 2009. Para tanto, optou-se por revisitar uma pesquisa anterior da
autora (Lordello L., 2008), na qual as duas participantes eram, em 2007, aluna e
professora, respectivamente, em um curso de idiomas, na cidade do Rio de
Janeiro, Brasil. Durante aquele período, gravou-se em áudio a maior parte das
aulas particulares semanais, o que forneceu o material de análise para o estudo
anterior e para o atual. Utilizando-se o arcabouço teórico-metodológico da Prática
Exploratória (Allwright & Hanks, 2009), selecionaram-se momentos de uma das
aulas nos quais as autonomias da (ex)aluna e da (ex)professora pudessem ser
melhor percebidas na co-construção da interação das duas participantes. Como a
então aluna desligou-se do curso, no fim do primeiro semestre de 2008,
organizou-se um encontro com a mesma para que ela pudesse participar
ativamente no trabalho interpretativo dos excertos selecionados. Analisaram-se
aqueles recortes através dos conceitos da lingüística socio-interacional (Goffman,
1974; Gumperz, 1992). A relevância deste tipo de participação da (ex)aluna e da
professora na presente investigação justifica-se pelo desejo de melhor entender as
múltiplas oportunidades de aprendizagem e de entendimentos co-construídas.
Emergem, por vezes, complexas e conflitantes visões de um mundo plural e
multifacetado, no qual as duas participantes co-constroem suas autonomias e a si
mesmas, discursivamente.