$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CORPOS QUEERS OU CORPOS POLIMORFOS: UMA OBSERVAÇÃO DOS USOS E SIGNIFICADOS DO CORPO NA CENA GAY DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MICHAEL MEDEIROS DE MORAIS

Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
CARLA DA COSTA DIAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 15441
Catalogação:  26/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15441@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15441@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15441

Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre os usos e significados do corpo na cena gay carioca, visando uma reflexão sobre os matizes subjetivos da configuração das formas corporais, tendo como lócus de observação e análise as performances de transformismo da cidade do Rio de Janeiro. Foram remontados discursos teóricos que investigam a legitimidade de tal pesquisa no âmbito do design. Foram também levantados discursos que tratam da produção de sentido por meio das formas de expressão do corpo e argumentos filosóficos a respeito da homossexualidade e sua episteme no contemporâneo, além de elaborações sobre a vivência gay na cidade do Rio. Na pesquisa de campo desenvolvemos entrevistas com Perforrmers da cidade, evocando através de questionários, registros sobre os condicionantes subjetivos da elaboração de seus personagens, seus artifícios na caracterização dessas figuras do discurso e registros fotográficos desse processo. Concluímos a dissertação argumentando que reflexões sobre o corpo trazem um novo paradigma para o universo do design, evocando novos ferramentais e novas formas de abordagem, mas, oferecendo um campo rico em sentidos para a produção de novos enunciados, deixando um campo aberto para novos discursos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui