$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS

Colaborador(es):  REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 15440
Catalogação:  26/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15440

Resumo:
O presente trabalho trata da inserção do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos que, como um setor em amadurecimento e crescimento no Brasil, apresenta-se como um campo de atuação ainda pouco investigado, no que se relaciona a esse profissional. O Designer de Games tem um papel central no processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico. Foi realizado um levantamento dos cursos voltados para o ensino de Design de Games no Brasil e foram entrevistados empresários e executivos da indústria brasileira de jogos eletrônicos. A partir da percepção dos entrevistados, traçou-se um panorama das características da indústria brasileira de jogos eletrônicos em seu momento atual no que diz respeito à esfera de atuação do Designer de Games, e mapeou-se aspectos do perfil desse profissional considerados importantes para sua inserção nessa indústria. A investigação conduzida permitiu observar importantes questões a respeito de como a formação acadêmica e o perfil profissional do Designer de Games tem sido percebida pela indústria brasileira de jogos eletrônicos. Através do trabalho realizado foi possível examinar as perspectivas atuais de inserção do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos e projetar possibilidades para ampliação da inserção hoje existente. A pesquisa contribui para ampliar o conhecimento que se tem a respeito do panorama de trabalho no qual alunos formados em Design de Games estarão inseridos, caso optem por seguir uma carreira de Designer de Games no Brasil, e para iluminar a discussão a respeito da inserção desse profissional na indústria brasileira de jogos eletrônicos, ao trazer à tona novos questionamentos e apontar direções para futuros desdobramentos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui