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Coleção Digital
Título: O ENSINO DE PROJETO NA GRADUAÇÃO EM DESIGN NO BRASIL: O DISCURSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Autor: IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15439
Catalogação: 26/03/2010 Liberação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439
Resumo:
Título: O ENSINO DE PROJETO NA GRADUAÇÃO EM DESIGN NO BRASIL: O DISCURSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Autor: IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 15439
Catalogação: 26/03/2010 Liberação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439
Resumo:
Um dos pontos centrais nas discussões sobre a pedagogia do design refere-se
ao ensino de projeto e ao campo de conhecimento relativo ao processo projetual
de configuração de objetos ou sistemas de informações visuais. Historicamente,
o desenvolvimento do projeto tem sido visto como ponto de convergência e de
articulação dos diversos níveis de saberes adquiridos durante o curso, de forma a
conjugar experiências, reflexões, análises e ações práticas. Por conta destes fatores,
assumiria um papel nuclear, estrutural, não só em termos curriculares mas, especialmente,
no sentido pedagógico e cognitivo. Entretanto, o pleno funcionamento do
ensino de projeto com o enfoque de espinha dorsal do curso e motor da formação
do conhecimento específi co em design foi bastante difi cultado no período em que
vigorou o Currículo Mínimo, estabelecido pelo Conselho Federal de Educação em
1987, por conta de sua estrutura pouco flexível. Com o estabelecimento das Novas
Diretrizes Curriculares Nacionais - LDB 9.394/96, as instituições de ensino
ganharam autonomia e flexibilidade para definir as propostas pedagógicas e curriculares
de seus cursos de graduação. Nesse contexto, refl etir sobre as inúmeras
questões que permanecem ou despontam no âmbito do ensino de projeto torna-se
imperativo. Essa tese tem como objetivo traçar um panorama da construção de uma
realidade relativa ao ensino de projeto em design, conforme está sendo vivenciada
em diferentes contextos do país, a partir da identificação e análise de aspectos relevantes
do discurso construído na prática pedagógica de um grupo de professores
de disciplinas de projeto. Utiliza o método de análise de discursos com o intuito de
revelar indicadores daquilo que compõe opiniões, idéias, convicções, conflitos e
questionamentos, entre outros aspectos, gerados pela experiência dos docentes que
fazem parte do grupo selecionado. O detalhamento metodológico observou alguns
princípios básicos do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS)
desenvolvido por Nicolaci-da-Costa. As questões abordadas são discutidas sob a
ótica da experiência educacional, percebendo-a como território politico, como uma
construção social, resultante de um processo histórico. Os pontos centrais relacionam-
se à concepção de conhecimento e de educação, assim como à visão e postura
frente aos paradigmas e modelos pedagógicos.