XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: USES AND APPROPRIATIONS OF THE NO-SCREEN IN THE NETWORK: A COMPARATIVE STUDY ON THE CONDITIONS OF YOUNG PEOPLE TO THE INTERNET IN BRAZIL AND ITALY Autor: RITA DE CASSIA SOUZA LEAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 15434
Catalogação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15434
Resumo:
Título: USES AND APPROPRIATIONS OF THE NO-SCREEN IN THE NETWORK: A COMPARATIVE STUDY ON THE CONDITIONS OF YOUNG PEOPLE TO THE INTERNET IN BRAZIL AND ITALY Autor: RITA DE CASSIA SOUZA LEAL
Nº do Conteudo: 15434
Catalogação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15434
Resumo:
The thesis presents a comparative study between Brazil and Italy, with
regard to Internet uses and appropriations referred to young people of low income
or with limited access opportunities. Based on the methodological assumptions of
qualitative research, the research aims to understand the changes caused by the
impact of Internet in young people’s of everyday life, considering two different
realities. Thus, in continuous dialogue with theorists who study the subject, the
thesis presents and analyzes media and official speeches, statistics on the uses of
ICT in both countries, in addition to the testimonies of coordinators, mentors and
users. In defining the empirical field, the thesis makes a cut in the Italian reality,
choosing a project called terza area developed by Cremit - Research Center of
the University of the Sacred Heart of Milan in partnership with the School Oriani
Mazzini, toward the inclusion students with few opportunities for media access. In
Brazil, the clip falls on LAN Houses, shopping paid Internet access, through the
speeches of the students of the Institute of Education Clelia Nanci in Niteroi, Rio
de Janeiro, the same condition as frequent users of LANs, a phenomenon running
through the different social classes, though remaining a preferred location for
Internet access among the less favored population. In this sense, we introduce the
issue of unequal access, digital divide, the construction of citizenship and
democracy, and the role of education in this context. The significant contributions
are in critical reflection on the issue of access and questions about the digital
divide, both in Brazil and in Italy. The results provide clues to the articulation of
educational programs that develop digital inclusion from the perspective of social
inclusion, since, as indicated by the data, one does not take place without the
other.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |