INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: USOS E APROPRIAÇÕES DOS SEM-TELA NA REDE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS JOVENS À INTERNET NO BRASIL E NA ITÁLIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RITA DE CASSIA SOUZA LEAL

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 15434
Catalogação:  25/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15434

Resumo:
A tese apresenta um estudo comparativo entre o Brasil e a Itália, no que se refere aos usos e apropriações que os jovens da população de baixa renda ou com poucas oportunidades de acesso, fazem da e na Internet. Com base nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, a investigação visa compreender as mudanças provocadas pela inserção da rede no cotidiano desses jovens, considerando duas realidades distintas. Assim, em diálogo contínuo com os teóricos que estudam o tema, a tese apresenta e analisa discursos oficiais e midiáticos, dados estatísticos sobre os usos das TIC’s nos dois países, além das falas de coordenadores, mentores e usuários. Na delimitação do campo empírico, a tese faz um recorte na realidade italiana, elegendo o projeto terza área desenvolvido pelo Cremit - Centro de Pesquisa da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão em parceria com o Instituto Escolar Oriani Mazzini, voltado para a inclusão de estudantes com poucas oportunidades de acesso aos meios. Já no Brasil, o recorte recaí sobre as LAN houses, centros pagos de acesso à Internet, por meio das falas dos estudantes do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, todos na condição de usuários freqüentes das LANs, fenômeno que perpassa as diferentes classes sociais, mas são locais preferidos para o acesso à Internet entre a população menos favorecida. Nesse sentido, é introduzida a questão da desigualdade de acesso, da divisão digital, da construção da cidadania e da democracia, além do papel da educação nesse contexto. As contribuições significativas estão na reflexão crítica sobre a questão do acesso e nos questionamentos sobre a divisão digital, tanto no Brasil, quanto na Itália. Os resultados obtidos oferecem pistas para a articulação de projetos educativos que concebam a inclusão digital sob a ótica da inclusão social, posto que, como indicam os dados, uma não se realiza sem a outra.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui