INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SOFTWARE ORIENTADO À RECUPERAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO ALFREDO PINTO DE MAGALHAES

Colaborador(es):  ARNDT VON STAA - Orientador
Número do Conteúdo: 15420
Catalogação:  24/03/2010 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15420@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15420@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15420

Resumo:
Software orientado à recuperação é construído com a perspective que falhas de hardware e software bem como erros de operação são fatos com os quais se deve conviver, pois são problemas que não podem ser resolvidos no desenvolvimento de aplicações reais e complexas. Consequentemente, qualquer software sempre terá uma chance diferente de zero de falhar. Algumas dessas falhas podem ser causadas por defeitos que podem ser removidos ou encapsulados. Uma questão chave é aumentar a detectabilidade de erros, ou em outras palavras, aumentar a auto-consciência comportamental de um software. Nesse trabalho, apresentamos os resultados da aplicação sistemática de técnicas conhecidas (design by contract, self-checking software, componentes de software, software depurável, design for testability, mock components e padrões) com o objetivo de criar software orientado à recuperação. Através da medição de cinco aplicações reais de tempo real, analisamos os efeitos da adoção dessas técnicas. Em particular, observamos o balanceamento do esforço gasto em diferentes estágios do desenvolvimento a exploramos o conceito de redundância de raciocínio que, além de prover uma maior detectabilidade de erros e depurabilidade, também leva ao aumento da qualidade por construção. Os resultados foram encorajadores por terem sido sistematicamente melhores do que aqueles reportados pela literatura e obtidos a um custo acessível.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui