$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE NO AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL DO CAFÉ VERDE: RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENOS CAFEICULTORES DA GUATEMALA
Autor: CAROLA BERIOSKA GARCIA GARCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
CARLOS RUFIN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 15417
Catalogação:  24/03/2010 Liberação: 24/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15417@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15417@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15417@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15417

Resumo:
O objetivo da dissertação é analisar a importância dos mecanismos da avaliação da conformidade para o agronegócio sustentável do café verde, tendo em vista a proposição de recomendações para os pequenos cafeicultores da Guatemala. As oportunidades de segmentação e diferenciação que se abrem para os produtos agroindustriais, dentre eles o café, estão entre os fatores mais relevantes que vem influenciando a sustentabilidade dos agronegócios. Nesse contexto, um dos impactos positivos da diferenciação no mercado de café verde é o fortalecimento da posição competitiva dos pequenos cafeicultores nessa cadeia agroindustrial. A motivação da pesquisa é destacar os benefícios da avaliação da conformidade e, em particular, de seu mecanismo de certificação, para os pequenos cafeicultores da Guatemala, na perspectiva da adoção de boas práticas agrícolas, da rastreabilidade e do cumprimento dos padrões internacionais já aceitos no agronegócio de café verde. A metodologia compreende: (i) pesquisa bibliográfica sobre métodos de avaliação de sustentabilidade agrícola, boas práticas agrícolas (BPA), normalização, rastreabilidade e avaliação da conformidade aplicadas a agronegócios sustentáveis; (ii) descrição das práticas internacionais para o agronegócio do café verde; (iii) descrição dos panoramas internacional e guatemalteco do agronegócio em foco; (iv) estudo de caso sobre a Fedecocagua, uma federação de pequenos produtores de café da Guatemala, e três de suas cooperativas; (v) formulação de recomendações para os pequenos produtores de café verde daquele país, à luz das práticas internacionais e da iniciativa brasileira de produção integrada do café (PIC). Destacam-se como resultados: (i) visão global das condições competitivas do agronegócio do café verde em nível mundial e na Guatemala; (ii) mapeamento dos modelos de cafeicultura sustentável; e (iii) diagnóstico situacional da Fedecocagua e de três de suas cooperativas conforme as grades analíticas desta pesquisa. Como conclusão, o trabalho identifica práticas internacionais que podem ser integradas em um código de conduta mínimo para o agronegócio sustentável do café verde da Guatemala.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui