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Coleção Digital
Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DA REDUÇÃO DE ATRITO EM ESCOAMENTOS EM DUTOS POR ADIÇÃO DE POLÍMERO Autor: PATRICK PAQUELET PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15416
Catalogação: 24/03/2010 Liberação: 14/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15416
Resumo:
Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DA REDUÇÃO DE ATRITO EM ESCOAMENTOS EM DUTOS POR ADIÇÃO DE POLÍMERO Autor: PATRICK PAQUELET PEREIRA
Nº do Conteudo: 15416
Catalogação: 24/03/2010 Liberação: 14/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15416
Resumo:
O presente trabalho descreve os experimentos realizados para estudar os
efeitos da adição de polímeros sobre os perfis de velocidade de um escoamento
turbulento desenvolvido. O objetivo é estudar os mecanismos de redução de
arraste observando os efeitos causados nos perfis de velocidade e intensidade de
turbulência utilizando a velocimetria por imagem de partículas (PIV) na sua forma
estereoscópica como técnica experimental para medição do campo completo de
velocidade tri-dimensional. Para a realização dos experimentos foi especialmente
projetada e construída uma seção de testes que permitisse a realização de medidas
de queda de pressão, além da medição de velocidades utilizando a técnica óptica
SPIV. Conseguiu-se uma redução no atrito da ordem de 50% antes da degradação
do polímero. Foi possível mostrar que o efeito da redução de arraste pela adição
de polímeros depende diretamente do número de Reynolds do escoamento. Para
Reynolds baixo (< 10(3)) não foi observada redução na perda de carga. No campo
médio de velocidades foi observado um alargamento da camada de transição para
o escoamento com a adição de polímeros, gerando um deslocamento do perfil de
velocidades na região logarítmica.