$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MODELAGEM DO MÓDULO DE YOUNG EM NANOCOMPÓSITOS ATRAVÉS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEANDRO FONTOURA CUPERTINO

Colaborador(es):  MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - Orientador
JOSE ROBERTO MORAES D ALMEIDA - Coorientador
Número do Conteúdo: 15391
Catalogação:  17/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15391@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15391@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15391

Resumo:
Materiais compósitos são a base de muitos produtos, devido à sua capacidade de aperfeiçoar certas propriedades. Recentemente, a utilização de nanocargas na fabricação de compósitos vem sendo amplamente estudada, pois a partir de concentrações baixas de nanocargas, as propriedades começam a melhorar, possibilitando a criação de materiais leves e com uma grande gama de propriedades. Uma das propriedades mecânicas mais estudadas é o módulo de Young, que mensura a rigidez de um material. Alguns dos modelos existentes para essa propriedade em nanocompósitos pecam na precisão ou são limitados em função da fração máxima de nanopartículas admissível no modelo. Outros se adequam apenas a uma determinada combina ção de matriz/carga preestabelecida. O objetivo deste trabalho é utilizar Redes Neurais Artificiais como um aproximador capaz de modelar tal propriedade para diversas matrizes/cargas, levando em consideração suas características, sem perder a precisão. A validação do aproximador é realizada comparando o resultado com outros modelos propostos na literatura. Uma vez validada, utiliza-se Algoritmos Genéticos em conjunto com tal rede para definir qual seria a configuração ideal para três casos de estudo: um que maximize o valor do módulo de Young, outro que maximize o módulo relativo e um terceiro que maximize o módulo relativo e minimize a quantidade de carga utilizada, diminuindo os custos de projeto. As técnicas de Inteligência Computacional empregadas na modelagem e síntese de materiais nanoestruturados se mostraram boas ferramentas, uma vez que geraram uma boa aproximação dos dados utilizados com erros inferiores a 5%, além de possibilitarem a determinação dos parâmetros de síntese de um material com o módulo de Young desejado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui