$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PLANO FEDERAL DE 2001 PARA O ESCOAMENTO DA SOJA DO MATO GROSSO AO MERCADO INTERNACIONAL SOB O PONTO DE VISTA DE MEMBROS DA CADEIA
Autor: BEATRIZ COSTA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15383
Catalogação:  15/03/2010 Liberação: 15/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15383

Resumo:
A partir da década de 1970 a problemática da logística na cadeia produtiva da soja no Centro-Oeste brasileiro ganhou relevância no cenário nacional. No início do ano 2000 o governo brasileiro expõe esta preocupação com o desenvolvimento de um plano estrutural que visava caracterizar as diversas possibilidades de ligações terrestres e fluviais entre o Brasil e os países importadores de seus produtos. Este plano foi lançado em 2001 e prevê uma reavaliação em 2015. Transcorrido exatamente a metade deste período, o presente trabalho objetiva analisar como o escoamento da soja produzida no estado do Mato Grosso tem se beneficiado deste plano. O trabalho procura identificar a importância do uso do modal ferroviário e dos avanços alcançados com a aplicação do plano sob o ponto de vista de membros da cadeia. Buscou-se também identificar os entraves ainda encontrados para o escoamento da soja produzida na região. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir de dados secundários e entrevistas com diferentes elos da cadeia da soja. Revisando o conceito de logística e a sua aplicação para formar sistemas integrados de distribuição física, fica evidente a necessidade de se buscar modais alternativos para o escoamento da commodity. O modelo predominante do uso do transporte rodoviário mostra-se mais custoso e também apresenta vários entraves, devido às condições das rodovias brasileiras. Todavia, a implantação dos planos do governo federal, com a expansão do transporte ferroviário, ainda é incipiente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui