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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OBSTÁCULOS AO ENSINO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA SEMIÓTICA Autor: SILVIA AMELIA BIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - ORIENTADOR
CARLA FARIA LEITAO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15340
Catalogação: 04/03/2010 Liberação: 04/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15340
Resumo:
Título: OBSTÁCULOS AO ENSINO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA SEMIÓTICA Autor: SILVIA AMELIA BIM
CARLA FARIA LEITAO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15340
Catalogação: 04/03/2010 Liberação: 04/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15340
Resumo:
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das
dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de dois métodos de
avaliação da Interação Humano-Computador (IHC). Trata-se do Método de
Inspeção Semiótica (MIS) e do Método de Avaliação de Comunicabilidade
(MAC), propostos pela Engenharia Semiótica para analisar a qualidade da
comunicação entre designer e usuário através da interface de sistemas interativos.
A pesquisa envolveu a realização de quatorze entrevistas e a análise do andamento
de três disciplinas de IHC, a partir das quais foram mapeados e analisados três
conjuntos de resultados: (i) dificuldades de ordem prática relacionadas
principalmente ao limitado espaço de tempo para trabalhar um volume extenso de
tópicos de IHC, ao número elevado de alunos por turma e à falta de material
didático e de exemplos da aplicação dos métodos; (ii) dificuldades no
desenvolvimento de três capacidades fortemente dependentes entre si e
necessárias ao aprendizado dos métodos - interpretação sistemática, abstração e
visão global; e (iii) iniciativas docentes para minimização das dificuldades
identificadas. Estes resultados são interpretados tanto em relação a dificuldades
que são específicas do contexto da Engenharia Semiótica quanto àquelas que são
compartilhadas por outras abordagens de IHC e por áreas clássicas e fundamentais
da Ciência da Computação. As dificuldades de interpretar, abstrair e construir uma
visão global de um problema, longe de serem específicas do ensino dos métodos
sob exame, são sérios obstáculos ao ensino de várias áreas e etapas da formação
em Ciência da Computação. Soluções específicas ou gerais de uma determinada
área são, na realidade, contribuições para o desenvolvimento de capacidades que,
uma vez adquiridas, tornarão mais fáceis os processos de ensino-aprendizagem de outras áreas para as quais essas capacidades são também indispensáveis. Deste
modo, a identificação e análise das dificuldades encontradas no contexto da
Engenharia Semiótica são contribuições que podem vir a beneficiar tanto o
processo de ensino dessa teoria e de seus métodos, quanto o ensino de outros
tópicos e áreas da Ciência da Computação. As principais contribuições do
presente trabalho relacionam-se, portanto, à identificação de alguns fatores que
devem nortear a reflexão sobre a formação acadêmico-profissional na Ciência da
Computação, e servir como referência para formulação de estratégias e para a
elaboração de material didático para suas diferentes áreas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |