INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESEMPENHO OPERACIONAL DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SETORES INDUSTRIAIS BRASILEIROS E PERUANOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROSARIO VICTORIA JARA ROJAS

Colaborador(es):  WALTER LEE NESS JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 15333
Catalogação:  04/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15333@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15333@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15333

Resumo:
Este estudo examina, mediante o uso de indicadores de liquidez tradicionais, Rentabilidade e o Modelo Fleuriet, a administração do capital de giro das empresas. Dentro da gestão financeira é necessário analisar o capital de giro e se os seus níveis são adequados, excessivos ou insuficientes. Esta análise deve ajudar-nos a entender que ter um capital de giro suficiente é uma garantia para a estabilidade da empresa e o permite conduzir as suas operações em uma base mais econômica e sem restrições financeiras, tornando possível confrontar emergências e perdas sem o perigo de uma crise financeira. Essa metodologia foi aplicada a uma amostra composta de empresas brasileiras e peruanas pertencentes a seis setores industriais. Estas empresas são de capital aberto e tiveram ações negociadas na Bolsa de Valores de seus países, no período compreendido entre os anos de 2000 a 2007. O resultado da análise mostrou que os índices econômico-financeiros tradicionais explicam a rentabilidade da empresa. O índice que apresentou melhor resultado foi o Índice de liquidez corrente. Já na abordagem do Modelo Fleuriet para gerenciamento dinâmico do capital de giro, as empresas foram classificadas de acordo com a estrutura financeira estabelecida por esse modelo. Verificou-se que a maior freqüência para as empresas brasileiras foram as de tipo V, as quais são sólidas, financeiramente e têm capital de giro positivo, alem de um saldo de tesouraria positivo. A necessidade de capital de giro positiva mostra que as empresas devem gerenciar suas políticas de capital de giro eficientemente e efetivamente. No caso das empresas peruanas, o tipo III, insatisfatório, teve a freqüência maior. Neste caso apresentam um capital de giro positivo, uma necessidade de capital de giro também positiva e um saldo de tesouraria negativo. Mostrando que as empresas têm uma dependência de empréstimos de curto prazo para o financiamento de suas operações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui