XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS VIRTUAIS: UM ESTUDO SOBRE AS EMPRESAS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR Autor: RENATA DE SOUSA AGUIAR MAXIMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15310
Catalogação: 02/03/2010 Liberação: 02/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15310&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15310&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15310
Resumo:
Título: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS VIRTUAIS: UM ESTUDO SOBRE AS EMPRESAS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR Autor: RENATA DE SOUSA AGUIAR MAXIMO
Nº do Conteudo: 15310
Catalogação: 02/03/2010 Liberação: 02/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15310&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15310&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15310
Resumo:
Atualmente a internet configura-se com um espaço para manifestações sociais,
onde as pessoas retratam opiniões, constroem conhecimento e se relacionam
continuamente. Este ambiente proporciona um canal de mídia interativa, capaz de
conectar empresas e seus clientes em uma via de mão dupla. O objetivo principal
deste trabalho é levantar, a partir da consolidação desta nova era da internet,
conhecida com web 2.0, e da formação das redes sociais virtuais, oportunidades
para o marketing e para a comunicação. Segue como objetivo do trabalho, a
identificação de possíveis riscos aos quais as empresas devem estar atentas no
ambiente das mídias sociais. O site de relacionamento Orkut serviu de pano de
fundo para este trabalho, um estudo qualitativo, baseado na observação da atuação
das empresas operadoras de telefonia celular no Rio de Janeiro: Claro, Oi, TIM e
Vivo neste site, e na análise de conteúdo dos textos publicados nas comunidades e
em fóruns de discussão virtuais. Os resultados apurados sugerem que as mídias
sociais virtuais parecem ainda não estar sendo utilizadas em todo seu potencial
para as ações de marketing e comunicação. Indica também que as empresas têm
como principais desafios nas mídias sociais, a observação contínua das
manifestações dos grupos, a qualificação das interações propostas e o uso das
ações de marketing viral. Sugestões para pesquisas futuras fazem parte do final
deste trabalho.