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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: É A EXISTÊNCIA COMUNICÁVEL?: EXISTÊNCIA E INTERSUBJETIVIDADE A PARTIR DO PENSAMENTO DE SOREN KIERKEGAARD Autor: THIAGO COSTA FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15298
Catalogação: 26/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15298@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15298@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15298
Resumo:
Título: É A EXISTÊNCIA COMUNICÁVEL?: EXISTÊNCIA E INTERSUBJETIVIDADE A PARTIR DO PENSAMENTO DE SOREN KIERKEGAARD Autor: THIAGO COSTA FARIA
Nº do Conteudo: 15298
Catalogação: 26/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15298@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15298@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15298
Resumo:
Não raras vezes Soren Kierkegaard foi acusado de negligenciar a vida
pública em favor de uma subjetividade encerrada em si mesma. Nada mais
equivocado. A presente pesquisa pretende demonstrar que a relação com o outro
desempenha um papel de suma importância no pensamento deste autor (e tanto é
assim que em lugar de um tratamento indiferente, Kierkegaard chama o outro de
próximo). No entanto, também é verdade que o indivíduo é incomensurável com a
realidade ao seu redor. Ultrapassa o geral, o coletivo, a multidão a fim de se
constituir como um indivíduo, a fim de se tornar quem ele é. Enquanto não entrar
nessa relação de oposição com o mundo, não terá alcançado a verdade. Como
então articular existencialmente a necessidade de ser um indivíduo acima do geral
com a não menos necessária demanda de ir ao encontro do próximo? Como se
valer do geral para manifestar a própria singularidade? Tentaremos mostrar ao
longo deste trabalho que o indivíduo é justamente este ser que quando ameaçado
pelo impessoal, se refugia na sua individualidade; e que quando quer manifestar a
sua individualidade, se volta ao geral: é como qualquer outro.