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Título: EDUCAR AS CREANÇAS ANORMAES: PRÁTICAS POLICIAIS, MÉDICAS E PEDAGÓGICAS NA INTERNAÇÃO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Autor: ROBERTO CESAR SILVA DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARGARIDA DE SOUZA NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15188
Catalogação:  18/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15188@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15188

Resumo:
Essa monografia investiga as relações entre o poder da polícia e o saber médico na detenção, identificação e recolhimento de crianças com epilepsia, tidas como potencialmente perigosas. No Distrito Federal dos primeiros anos do século XX, as que, nos termos da época, eram chamadas de creanças desvalidas eram recolhidas em vários estabelecimentos correcionais ou de assistência, sendo o Hospício Nacional dos Alienados e, neste, o Pavilhão-Escola Bourneville, o responsável por aquelas que necessitavam de cuidados psiquiátricos. O objetivo central do trabalho é compreender como, ao internar as creanças anormaes em geral, e crianças com epilepsia em particular, o saber médico, interligado a outros saberes, promovia o controle e a ordenação do espaço urbano, ao mesmo tempo em que pretendia reprimir a criminalidade.

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