INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DO DIVÓRCIO AO ROMANCE: UMA ANÁLISE DA RUPTURA ENTRE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE NO CRISTIANISMO OCIDENTAL EM FACE DE PARADIGMAS INTEGRADORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO CARDOSO CONDEIXA DA COSTA

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Número do Conteúdo: 15179
Catalogação:  12/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15179@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15179@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15179

Resumo:
A presente pesquisa versa sobre o divórcio entre teologia e espiritualidade no cristianismo ocidental do século XII em diante, que perdurou até o século XX. A partir de então, essa nefasta ruptura passa a ser seriamente questionada, denunciada. As vozes de alguns dos mais importantes teólogos hodiernos se levantam em prol de uma nova unidade. Contudo, a teologia hoje, em pleno século XXI, ainda se vê em busca de paradigmas integradores, de um novo romance. Em um primeiro momento, abordamos essa realidade olhando a epistemologia teológica no Ocidente tal como se configura nos dias atuais. Assim emergem algumas questões: o desafio que a pósmodernidade impõe e como a mesma reclama uma ampliação do conceito de racionalidade; a necessidade de um novo paradigma em teologia, que leve a sério os questionamentos dessa sensibilidade cultural, fortemente marcada pelo contraste com a chamada sensibilidade moderno-racionalista. Sensibilidade que tenta superar. Portanto, veremos duplamente a realidade da relação entre teologia e espiritualidade, a partir de dois olhares. Um vislumbrando o hoje dessa realidade, onde nosso enfoque será mais de caráter epistemológico. Outro, a partir de um olhar histórico-teológico. Por fim, colocaremos o diagnóstico frente a paradigmas de integração. Dois serão esses paradigmas. O primeiro paradigma virá da metodologia teológica do teólogo neo-calvinista (reformado), Karl Barth. O segundo paradigma virá da teologia latinoamericana da libertação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui