XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THEMATIZATION AND REPRESENTATION OF PROFESSIONAL PRACTICE: SYSTEMIC-FUNCIONAL ANALYSIS OF THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF EFL TEACHERS’ IDENTITY AND PROFESSION Autor: SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 15174
Catalogação: 11/02/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15174
Resumo:
Título: THEMATIZATION AND REPRESENTATION OF PROFESSIONAL PRACTICE: SYSTEMIC-FUNCIONAL ANALYSIS OF THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF EFL TEACHERS’ IDENTITY AND PROFESSION Autor: SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Nº do Conteudo: 15174
Catalogação: 11/02/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15174
Resumo:
The aim of this study is to investigate how Brazilian teachers of English as a
foreign language construct their identities through discourse and to identify the
characteristics they consider as fundamental in their profession. In order to
analyze EFL teachers’ discourse, the systemic functional perspective is applied:
(1) to check what kind of values and beliefs are thematized by these participants
and (2) to verify their representation of the teaching professional experience
(Halliday, 1994). Considering language as a set of systems from which choices
are continuously made, elements from two semantic systems will be taken into
account, that is, Theme and Rheme and Transitivity, the systems which realize the
textual and experiencial meanings of the language (Halliday, 1994). To compose
the corpus for this research, a total of twenty (N=20) EFL Brazilian teachers of
different ages and with different teaching experience were asked to produce, in
Portuguese, written accounts of their professional lives. Theme and Rheme were
analysed in each sentence of the texts to observe the textual elements that were
thematized or marked in discourse. Processes were also identified, classified and
counted in the corpus with the help of the software WordSmith Tools to
investigate teachers’ representation of their professional practices. Results indicate
that the participants tend to consider difficulties in their professional lives as a
starting point for their practice, thematizing and marking them in their messages.
EFL teachers also tend to use Material Processes to characterize their teaching
practices. We intend to discuss how such linguistic choices may contribute to the
crystallization of certain stereotyped views regarding EFL teachers’ professional
identities.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 |