$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TEMATIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA PROFISSÃO E DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO

Colaborador(es):  LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 15174
Catalogação:  11/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15174

Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como professores de inglês como língua estrangeira constroem suas identidades através do discurso e identificar quais as características que consideram fundamentais em sua profissão. A partir de uma perspectiva teórico-metodológica baseada nos princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday & Matthiessen, 2004), que considera a linguagem como um sistema de possibilidades onde fazemos escolhas, analisamos o discurso escrito desses professores a fim de verificar que tipo de idéias e questões são tematizadas bem como de que forma eles representam sua experiência profissional. Para tanto, observamos principalmente a estrutura temática e o esquema de transitividade de um total de 20 textos em português produzidos por professores de inglês como língua estrangeira com diferentes idades e experiências. Tema e Rema foram analisados em cada sentença dos textos para observar quais os elementos textuais tematizados ou marcados no discurso. Os Processos também foram identificados, classificados e contados no corpus com o auxílio do software WordSmith Tools com o objetivo de investigar a representação de sua prática profissional. Os resultados apontam para uma tendência dos participantes em considerar os obstáculos da profissão como ponto de partida de suas mensagens. Além disso, esses professores tendem a utilizar Processos Materiais para caracterizar a sua prática profissional. A forma como o professor vê e se coloca diante de sua profissão colabora para o surgimento de uma imagem do professor muitas vezes desvalorizada socialmente. Com base nessa análise, pretendo dar início a uma discussão de como a visão que o próprio professor tem de si mesmo pode influenciar na construção de estereótipos sociais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui