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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TEMATIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA PROFISSÃO E DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15174
Catalogação: 11/02/2010 Liberação: 11/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15174
Resumo:
Título: TEMATIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA PROFISSÃO E DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Nº do Conteudo: 15174
Catalogação: 11/02/2010 Liberação: 11/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15174@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15174
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar como professores de inglês como
língua estrangeira constroem suas identidades através do discurso e identificar
quais as características que consideram fundamentais em sua profissão. A partir
de uma perspectiva teórico-metodológica baseada nos princípios da Lingüística
Sistêmico-Funcional (Halliday & Matthiessen, 2004), que considera a linguagem
como um sistema de possibilidades onde fazemos escolhas, analisamos o discurso
escrito desses professores a fim de verificar que tipo de idéias e questões são
tematizadas bem como de que forma eles representam sua experiência
profissional. Para tanto, observamos principalmente a estrutura temática e o
esquema de transitividade de um total de 20 textos em português produzidos por
professores de inglês como língua estrangeira com diferentes idades e
experiências. Tema e Rema foram analisados em cada sentença dos textos para
observar quais os elementos textuais tematizados ou marcados no discurso. Os
Processos também foram identificados, classificados e contados no corpus com o
auxílio do software WordSmith Tools com o objetivo de investigar a representação
de sua prática profissional. Os resultados apontam para uma tendência dos
participantes em considerar os obstáculos da profissão como ponto de partida de
suas mensagens. Além disso, esses professores tendem a utilizar Processos
Materiais para caracterizar a sua prática profissional. A forma como o professor
vê e se coloca diante de sua profissão colabora para o surgimento de uma imagem
do professor muitas vezes desvalorizada socialmente. Com base nessa análise,
pretendo dar início a uma discussão de como a visão que o próprio professor tem
de si mesmo pode influenciar na construção de estereótipos sociais.