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Título: UMA VERSÃO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MOVIMENTO CRISTÃO : A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO DE CESARÉIA
Autor: ALFREDO BRONZATO DA COSTA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA PATUZZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15163
Catalogação:  10/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15163@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15163

Resumo:
O presente trabalho é uma análise possível da História Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia, obra na qual este bispo se propôs a fazer a crônica do cristianismo desde as suas origens até o seu favorecimento pelo Imperador Romano Constantino. Através da consideração de seu lugar de fala, temas, fontes e estratégias argumentativas, pretende-se aí esclarecer a partir de quais lentes pôde este autor apreender e narrar a trajetória histórica do movimento cristão, e como tal investigação e discurso se relacionam com o progressivo ancoramento de uma facção deste como instituição sociopolítica que se pretendia guardiã de uma verdade exclusiva e incontestável. Na seqüência de seus capítulos, tratamos sucessivamente das bases materiais que viabilizaram a produção intelectual de Eusébio; dos pressupostos teórico-metodológicos que nos permitem lidar com estas de modo inter-relacionado e mutuamente esclarecedor; dos grandes temas e matrizes intelectuais que se articulam em sua escrita e fornecem a sustentação para um método específico de raciocínio e construção discursiva da verdade (e do erro); de como estes possuem afinidades com as idéias e posicionamentos político-doutrinários do bispo de Cesaréia, fornecendo, por um lado, a sustentação para a sua militância durante as controvérsias cristológicas do século IV e, por outro, um esteio lógico para o modelo de vinculação entre Igreja e Império Romano que se edificava neste mesmo período.

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