INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GAROTOS SEM PROGRAMA: ESTUDO SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL DE ADOLESCENTES DO SEXO MASCULINO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALAN DE LOIOLA ALVES

Colaborador(es):  ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 15159
Catalogação:  10/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15159@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15159@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15159

Resumo:
A exploração sexual comercial de adolescentes do sexo masculino apresenta-se como uma das manifestações da questão social existentes na realidade social brasileira, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, apesar deste fenômeno estar presente nas ruas, praças e estradas da cidade, ele permanece invisível na sociedade, sendo pouco enfrentado, debatido e estudado. Esta dissertação tem como objetivos identificar quem são os adolescentes do sexo masculino explorados sexualmente na cidade do Rio de Janeiro e conhecer a realidade vivenciada pelos garotos no mercado do sexo, enfim, dar voz a esses rapazes. Para realizar esta investigação foram utilizadas a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Desse modo, foram identificados 29 adolescentes do sexo masculino em situação de exploração sexual comercial na cidade do Rio de Janeiro, em 9 diferentes pontos da prostituição de homens, travestis e crianças e adolescentes em situação de rua. Ademais, percebeu-se que os adolescentes tanto se denominam quanto são denominados pelo mercado do sexo como: boy, bicha boy, bicha e travinha. Esta classificação ocorre por causa da construção da identidade de gênero e da dominação das relações de gênero, assim como pela caracterização específica de cada ponto de referência. Foram realizadas, ainda, entrevistas semi-estruturadas com 5 garotos, sendo analisados os dados do perfil sócio-demográfico e a vivência deles nos programas sexuais. O trabalho realizado aponta para a necessidade de medidas de enfrentamento e aprofundamento desse tema, com intuito de criar condições para a proteção integral da infância e adolescência brasileira.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui