$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO CIARAVOLO MARTINS

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador
Número do Conteúdo: 15150
Catalogação:  09/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15150

Resumo:
Com mais de 150 milhões de celulares em operação e uma penetração de aproximadamente 80 linhas móveis para cada 100 habitantes, o mercado brasileiro de telefonia móvel está entrando na maturidade, onde a média é de 100 aparelhos para cada 100 habitantes. Seguindo a tendência destes mercados, o processo de implantação da portabilidade numérica foi concluído em Março de 2009 e tem como metas principais reduzir barreiras de mudança, aumentar a competição no setor e estimular migrações entre operadoras. O objetivo desse trabalho é identificar os fatores que influenciam a formação da intenção de troca dos consumidores e, a partir de um modelo, comparar o mercado brasileiro ao alemão, considerado maduro. Para o estudo, uma amostra de 202 usuários foi coletada no mercado brasileiro e 200 no mercado alemão. Utilizando modelagem por equações estruturais, foi possível identificar que, em ambos os mercados a satisfação do consumidor é um antecedente com forte influência sobre o processo de formação de intenção de troca. Além disso, os resultados sugerem existir maior peso da percepção da qualidade do serviço na formação da satisfação no mercado brasileiro. Já no mercado alemão, a maior influência parece vir da percepção do valor pago pelo serviço. Os resultados dos testes de hipótese apontam maior percepção de qualidade e valor dos serviços pelos consumidores alemães, enquanto que no Brasil, os usuários ainda percebem maiores barreiras de mudança. O estudo pretende contribuir para o entendimento das relações existentes entre os construtos estudados e oferecer sugestões que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias pelos participantes do mercado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui