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Título: SPIRITU, CORDE ET PRACTICE: A CULTURA VISUAL DE NADAL S.J. E A CONSOLIDAÇÃO IDENTITÁRIA JESUÍTICA
Autor: ISABEL CRISTINA FERNANDES AULER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15140
Catalogação:  09/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15140@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15140@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15140

Resumo:
Esse trabalho consiste na análise da função das imagens para pregadores jesuítas, onde a retórica orienta as relações entre visualidade, memória, meditação e ação devota. Mais precisamente no estudo da obra Adnotationes e Meditationes in Evangelia de Jerônimo Nadal S.J, publicado em 1595 na Antuérpia. Baseado em narrativas bíblicas sobre a história da salvação do homem, o livro contém gravuras que ilustram determinadas cenas da vida de Jesus Cristo. Cada imagem possui uma série de letras e suas respectivas adnotationes que, além de identificar os personagens e locais históricos, demarcam o processo narrativo, que deve ser acompanhado pelo espectador. O livro de meditação originou-se de uma sugestão de Inácio de Loyola; sua proposta consistia em uma extensão do método de oração dos Exercícios Espirituais a todo o ano litúrgico, através da formulação de pontos para a meditação juntamente com comentários e ilustrações. Pretendo demonstrar que a obra nadalina representou a tentativa de uma conciliação entre vida ativa e contemplativa, através da elaboração de imagens retóricas – além das anotações e meditações acopladas a elas - análogas a sua tríade spiritu, corde et practice, que sintetizavam o modo de proceder da Companhia.

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