INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: NÓS SOMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE INSTITUCIONAL E EXCELÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA CRISTINA DA SILVA GALVAO

Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 15118
Catalogação:  04/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15118@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15118@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15118

Resumo:
Esta pesquisa situa-se no centro das indagações sobre os objetivos da educação institucionalizada e sobre o cumprimento, por parte da escola, daquilo que oficialmente ela promete – a democratização do conhecimento escolar. Foram investigadas as condições de produção do ensino considerado de qualidade em nosso sistema escolar público, através do estudo de caso da Unidade Humaitá II, que integra a rede de 13 Unidades Escolares do Colégio Pedro II, instituição considerada um marco na educação brasileira porque sua história se origina na própria história social, política e cultural do país, sendo uma escola percebida como lócus de produção de elites escolares na perspectiva do imaginário social. Para investigar a identidade institucional dessa escola pública de prestígio, assumiu-se a hipótese de que o rendimento dos alunos é diretamente influenciado pelo clima do estabelecimento, recorrendo-se a aspectos atribuídos ao clima escolar e que foram destacados como fatores que outorgam diferenciação de qualidade às escolas. A noção de clima se mostra como um fator primordial para o estudo da identidade dos estabelecimentos de ensino. Concebidas como organizações sociais, as escolas distinguem-se entre si, com seus modos próprios de funcionamento e seus sistemas sociais de relações. O trabalho de campo foi realizado ao longo de 2007 e 2008 e os dados foram coletados através dos seguintes procedimentos: observação nos espaços coletivos, observação em salas de aula, entrevistas semi-estruturadas (formais e informais) com professores, alunos e funcionários e pesquisa em documentos. Para operacionalização do conceito de clima escolar e análise das investigações, foram tomados como referência teórico metodológica os autores Antonio Nóvoa, Leila Mafra, Luc Brunet, Olivier Cousin, Pascal Bressoux , Teixeira Lopes e Manuel Jacinto Sarmento. A partir da análise do material empírico foi possível identificar, no contexto institucional da escola investigada, a configuração singular do conjunto de características que constituem sua imagem de excelência. O sentimento de pertencimento e a identificação dos integrantes da escola com o universo identitário do Colégio Pedro II, a diversidade na origem social dos estudantes, bem como a formação e o comprometimento dos docentes são as singularidades institucionais que distinguem a Unidade Escolar Humaitá II, possibilitando à maior escola pública brasileira fornecer um bom atendimento de Ensinos Fundamental e Médio e ser detentora de desfechos escolares socialmente valorizados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui