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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS Autor: MICHELLE CUNHA SALES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15108
Catalogação: 03/02/2010 Liberação: 03/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15108@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15108@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15108
Resumo:
Título: EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS Autor: MICHELLE CUNHA SALES
Nº do Conteudo: 15108
Catalogação: 03/02/2010 Liberação: 03/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15108@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15108@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15108
Resumo:
Em busca de um novo cinema português discorre acerca da gênese do
referido movimento que se tornou conhecido por tratar-se de uma transformação
ampla no modo de ver e fazer cinema em Portugal. Como se mostrou evidente,
inúmeros debates acerca da função social da arte nasceram das discussões em
torno do impasse estabelecido entre uma arte de viés modernista e outra, de
feições neo-realistas. A dupla vinculação do cinema com a literatura, em Portugal,
faz-se não apenas através de inúmeras adaptações literárias ao longo de todo o
século XX, como também a partir da atuação de escritores e poetas no interior do
campo cinematográfico. Argumentando através da atuação exatamente de alguns
desses escritores, o objetivo central e estruturante deste trabalho é re-discutir e
apresentar a tetralogia do cinema neo-realista português e re-pensar a gênese do
novo cinema. O novo cinema, como se afirma aqui, nasce da efervescência da
vida cultural portuguesa ao longo dos anos 1950, contrariando o ponto de vista
consensual, que percebe a mencionada década como os anos negros do cinema
português. A experiência do cineclubismo, a enorme difusão e veiculação das
revistas especializadas, bem como a atuação de Manuel Guimarães, Alves Redol e
Leão Penedo são o ponto de partida para o debate em torno das feições de um
novo cinema que se dá, sobretudo, ao longo dos anos 1950 e dos anos 1960. Para
tanto, o trabalho reveste-se de uma componente histórica que é imprescindível,
apesar do interesse maior estar contido na interpretação e, sobretudo, na avaliação
destes dados.