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Título: A REFORMA COUTO FERRAZ E O ESTABELECIMENTO DE UMA DIREÇÃO PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA NO IMPÉRIO DO BRASIL
Autor: VINICIUS LIORDE PONTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15106
Catalogação:  02/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15106@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15106@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15106

Resumo:
O presente trabalho examina as motivações e implicações iniciais da Reforma Couto Ferraz, entendida como primeiro esforço oficial de sistematização e controle da instrução primária e secundária no Império do Brasil, a partir de sua relação com as concepções engendradas pela chamada boa sociedade sobre este tema. O estudo analisou o papel das políticas públicas de instrução nos processos de construção do Estado imperial e de constituição e expansão da classe senhorial, e dos argumentos produzidos em resposta aos direcionamentos impostos às iniciativas de regulamentação e fiscalização das práticas educacionais públicas e particulares.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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