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Título: CONFINAMENTO E ANORMALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
Autor: MARCELLO RORIZ DE QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15054
Catalogação:  27/01/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15054

Resumo:
A análise do processo de institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência passa pela identificação de suas especificidades. Ao mesmo tempo em que se aproxima da história das medidas assistenciais voltadas às crianças em situação de vulnerabilidade social, a institucionalização da infância com deficiência seguiu caminhos mais complexos e sinuosos. A condição de deficiente atribuiu historicamente novos sentidos às medidas assistenciais, fazendo com que o processo de institucionalização tivesse uma dupla função: abrigo e espaço de tratamento. Por essa razão, as especificidades da institucionalização de crianças com deficiência devem ser compreendidas na interseção histórica entre as políticas assistenciais voltadas à infância desvalida e o processo de ascensão da ciência psiquiátrica. A influência da história da psiquiatria, na construção dos sentidos atribuídos à institucionalização da infância com deficiência, é aqui considerada a partir dos princípios que nortearam a ascensão do saber psiquiátrico no século XIX, que, da Europa, influenciaram a medicina mental brasileira. O caráter inédito deste estudo está na análise desta influência a partir dos eixos norteadores da síntese asilar psiquiátrica, segundo a sistematização proposta por Robert Castel. A aplicação deste esquema analítico ao cenário da institucionalização da infância com deficiência utiliza como parâmetros de demonstração os resultados da pesquisa Do confinamento ao acolhimento: mudando a prática de institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência no Estado do Rio de Janeiro (CIESPI/ Ministério da Saúde- 2006/2008).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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