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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DO E-LEARNING NAS ESCOLAS DE GESTÃO: UM MODELO INTEGRADO PARA O PROCESSO DE ALINHAMENTO AMBIENTAL Autor: ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENE BERTRAND - ORIENTADOR
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15035
Catalogação: 25/01/2010 Liberação: 25/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15035
Resumo:
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DO E-LEARNING NAS ESCOLAS DE GESTÃO: UM MODELO INTEGRADO PARA O PROCESSO DE ALINHAMENTO AMBIENTAL Autor: ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15035
Catalogação: 25/01/2010 Liberação: 25/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15035
Resumo:
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de
ensino, ou e-learning, como estão se tornando conhecidas, seja para uso no apoio ao
ensino presencial, seja para a educação a distância (EAD), estão, cada vez mais, se
tornando uma parte integrante, tanto do ambiente cultural, quanto do ambiente
tecnológico da universidade moderna. Quando se observa a introdução e implementação
do e-learning nas escolas de gestão brasileiras, tem-se percebido nas recentes
experiências que o processo exacerba certas tensões internas. Por outro lado, os estudos
na literatura que investigam o fenômeno são, na maioria dos casos, estudos descritivos ou
normativos, e que não explicam o processo. Entretanto, sustenta-se que a implementação
de tecnologia é um fenômeno complexo e que envolve a interrelação de diversos fatores e
que deve ser considerado não somente os aspectos funcionais, mas também o significado
que a tecnologia tem para os envolvidos. Com o objetivo de preencher essa lacuna, este
estudo buscou compreender como as escolas de gestão gerenciam o processo de
implementação do e-learning em seus ambientes a partir do significado que seus gestores
atribuem às suas experiências. A partir da análise da experiência de sete escolas com a
implementação do e-learning, esta pesquisa propõe uma teoria substantiva do processo,
utilizando os procedimentos metodológicos da Grounded Theory (Glaser & Strauss,
1967; Corbin & Strauss, 2008). Foram entrevistados 14 gestores dessas escolas e os
resultados da análise revelaram cinco categorias conceituais: 1) a incongruência; 2) a
estrutura; 3) a forma de entrada; 4) aculturando o e-learning; e 5) disseminando o elearning
que integradas em torno da categoria central – a incongruência – serviram de
base para construir um modelo relacional que explica como ocorreu o processo de
implementação do e-learning nessas escolas. A conclusão principal que se chegou é que
para o processo de implementação do e-learning ser efetivo deve ter claramente em suas
premissas que, para que possa ser aceito e disseminado dentro do ambiente interno, deve
vir acompanhado de ações que consigam transmitir aos stakeholders uma clara perspectiva de valor relacionada ao uso de tecnologia no processo de ensinoaprendizagem.
Somente dessa forma os envolvidos podem perceber os benefícios de seu
uso. Assim, a implementação do e-learning, independente do objetivo pela qual a escola
introduz em seu ambiente, deve privilegiar a questão pedagógica, definindo estratégias
que evidenciem o e-learning como uma ferramenta capaz de melhorar as práticas
existentes de ensino, estimulando que se desenvolva internamente uma percepção de
valor em relação a ele, caso contrário, não surge a motivação para que o uso da
tecnologia possa se disseminar no ambiente. Espera-se que os resultados encontrados
contribuam para aumentar o conhecimento sobre o processo de implementação do elearning,
principalmente nas escolas de gestão, e para gerar reflexões acerca do fenômeno
no contexto brasileiro.