INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM MÉTODO MULTICRITÉRIO PARA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES CELULARES DE INTENDÊNCIA DA FAB
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KESIA GUEDES ARRAES GOMES

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Número do Conteúdo: 14984
Catalogação:  15/01/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14984@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14984@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14984

Resumo:
As Unidades Celulares de Intendência (UCI) da Força Aérea Brasileira são estruturas móveis destinadas a prestar o apoio logístico ao homem, quando deslocado de sua Organização Militar de origem, para cumprir missão real ou de adestramento, em locais remotos ou desprovidos de recursos. Na FAB, existem oito UCI distribuídas regionalmente pelo território nacional brasileiro. Para atender ao Plano de Articulação da FAB e aos ditames da Estratégia Nacional de Defesa, vários estudos foram desenvolvidos, na Diretoria de Intendência, Órgão Central do Sistema de Intendência Operacional, acerca da sistemática de distribuição (localização) dessas Unidades para melhor atender às exigências operacionais da Força. Com o intuito de permitir uma maior compreensão sobre o tema, esta dissertação apresenta a aplicação de um método multicritério de apoio à decisão, denominado AHP (Analytic Hierarchy Process), com vistas a facilitar o processo de escolha e priorização da localização estratégica das UCI da FAB, contemplando o possível fechamento de três Unidades Celulares de Intendência. O método AHP, desenvolvido por Thomas L. Saaty, permite a estruturação hierárquica de um problema estratégico complexo, a incorporação das preferências dos decisores na mensuração dos fatores qualitativos envolvidos, bem como a aplicação de uma abordagem que pode agregar variáveis intangíveis monetariamente. A relevância do tema permitiu a participação de Oficiais da Diretoria de Intendência que são experientes e peritos no assunto, facilitando a captação das informações e dos dados necessários à aplicação do método.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui