INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: COMPOSIÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IHC PARA AMBIENTES VIRTUAIS HÍBRIDOS: UM ESTUDO DE CASO COM A HYBRIDDESK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCUS FRANCO COSTA DE ALENCAR

Colaborador(es):  SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Coorientador
Número do Conteúdo: 14917
Catalogação:  13/01/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14917@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14917@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14917

Resumo:
O design da interação vem sendo finalmente reconhecido como um fator fundamental para a maior aceitação e utilização eficaz de aplicações e sistemas computacionais. Aplicações que fazem uso de ambientes virtuais (AV) vêm sendo desenvolvidas em número crescente e com finalidades cada vez mais diversas e inovadoras. Entretanto, o conhecimento sobre design e avaliação da interação com aplicações em AVs ainda é recente e carente de métodos e técnicas bem estabelecidas. O foco deste estudo é a avaliação da comunicabilidade e da usabilidade da HybridDesk, um equipamento projetado para interação com AVs e que possui três ambientes de interação distintos. O método de avaliação de comunicabilidade (MAC), desenvolvido com base na engenharia semiótica, é um método recente e inovador, fazendo uma avaliação qualitativa com foco na recepção pelo usuário, em tempo de interação, da mensagem de metacomunicação do designer, buscando identificar questões de comunicabilidade e elaborar o perfil semiótico da metacomunicação. Existem diversos métodos para avaliação de usabilidade, tanto qualitativos como quantitativos, alguns inclusive já aplicados na avaliação de AVs. Este estudo aplica alguns desses métodos, privilegiando uma avaliação qualitativa, embora inclua também resultados quantitativos. Inclui uma avaliação heurística bem como sessões de observação de uso com foco na percepção da interação pelos usuários, buscando identificar questões de IHC em ambientes virtuais híbridos. Este estudo faz também uma comparação dos resultados da aplicação dos diversos métodos, mostrando que todos contribuíram de alguma forma distinta para o resultado da avaliação da HybridDesk. Os resultados também destacam e reforçam a importância de alguns aspectos da interação, como a compatibilidade dos diversos sistemas de significação envolvidos na interação, e a necessidade de se buscar a integração das tarefas 1D, 2D e 3D de forma imperceptível para o usuário.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui