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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DA VARIEDADE DE PRODUTOS OFERECIDA AO CONSUMIDOR NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS Autor: SILVIA BRAFMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14916
Catalogação: 12/01/2010 Liberação: 12/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14916
Resumo:
Título: ANÁLISE DA VARIEDADE DE PRODUTOS OFERECIDA AO CONSUMIDOR NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS Autor: SILVIA BRAFMAN
Nº do Conteudo: 14916
Catalogação: 12/01/2010 Liberação: 12/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14916
Resumo:
A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes
indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo
industrial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os
benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os custos e obstáculos
visualizados pelas perspectivas de operações e de logística. Assim, tal gestão se
torna um grande desafio para as indústrias em que a variedade de produtos é
elevada, como a de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. A presente
dissertação é um estudo empírico que tem como objetivo analisar esta gestão na
indústria de cosméticos, quantificando, comparando e interpretando o
comportamento da variedade de produtos oferecida ao mercado brasileiro,
utilizando-se como objeto de estudo o xampu. Como variáveis desse produto,
considerou-se divisão de mercado, grupo, grife, marca, finalidade adicional,
público alvo, característica, cor, embalagem e fragrância. As análises da pesquisa
foram realizadas a partir de uma pesquisa na indústria e de um estudo de caso em
uma empresa multinacional no ramo de higiene pessoal, perfumes e cosméticos.
Verifica-se como resultado da pesquisa que as variáveis marcas e características
são as que mais impactam na geração de diversidade demonstrada ao consumidor
e que não existe um comportamento padrão para a oferta de variedades de
xampus. Já com o estudo de caso, por outro lado, pode-se concluir que a gestão da
variedade de produtos está associada à gestão da cadeia de suprimentos (SCM)
com intenso uso da técnica de resposta eficiente ao consumidor (ECR).