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Título: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A SAÍDA VOLUNTÁRIA DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA - UM ESTUDO DE CASO EM UM DEPARTAMENTO DA IBM BRASIL, RJ
Autor: FERNANDA PIRMEZ MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14873
Catalogação:  08/01/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14873@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14873@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14873

Resumo:
É unânime entre os funcionários e gerentes do Departamento de Incentivos & Comissões da IBM Brasil - RJ que o nível de rotatividade desta área da empresa cresceu sensivelmente no último ano, desde que o mesmo foi transferido dos EUA para o RJ (média de aproximadamente três a quatro baixas por mês, durante o ano de 2008). Por isso, este projeto de pesquisa consistiu em um estudo de caso sobre este departamento específico da IBM, com objetivo de investigar relações de trabalho entre empregado e empregador, numa tentativa de identificar alguns dos motivos que podem ter levado funcionários a se desligar voluntariamente da empresa em 2008. Para ajudar a explicar esta questão, este estudo usou como base três teorias: Clima Organizacional, Comprometimento Organizacional e Contrato Psicológico. Além de pesquisa documental e bibliográfica, foram realizadas entrevistas com uma amostra de funcionários deste setor a fim de obter informações sobre possíveis motivos que poderiam estar desencadeando no alto nível de turnover de 2008. Os resultados permitiram identificar três fatores que poderiam ajudar a explicar a questão e mostraram que o clima organizacional não pareceu ser um ponto colaborador para o alto nível de rotatividade.

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