As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TARSO MAZZOTTI ON THE USE OF ARGUMENTATION AND RHETORICAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT, CRITIQUE AND COMPREHENSION OF PEDAGOGICAL THEORIES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 14752
Catalogação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14752
Resumo:
Título: TARSO MAZZOTTI ON THE USE OF ARGUMENTATION AND RHETORICAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT, CRITIQUE AND COMPREHENSION OF PEDAGOGICAL THEORIES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 14752
Catalogação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14752
Resumo:
This dissertation aims to describe and analysis the use of argumentation and rhetorical
analysis for the development, critique and comprehension of pedagogical theories,
focusing on the work of Tarso Mazzotti. Bibliographical research was undertaken,
concentrating on the work of this philosopher of education and his principal ideas on the
use of argumentation and rhetorical analysis. The texts analysed range from The
scientific status of pedagogy, originally published in 1996, to the publication, in 2008,
of his book Pedagogical doctrines: dispute-producing machines. The first chapter of this
dissertation describes the central ideas, while the second chapter analyses three central
aspects of the ideas presented in the previous chapter: the organization of pedagogical
theories around metaphors; the validation process of pedagogical theories; and the
function and limits of rhetorical analysis applied to pedagogical theories. The conclusion
reinforces the utility of argumentative processes and the need to consider rhetorical
analysis as one of the instruments for the critique of pedagogical theories.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
REFERENCES |