XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PERSPECTIVA DE TARSO MAZZOTTI SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO E DA ANÁLISE RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO, A CRÍTICA E A COMPREENSÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS Autor: MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14752
Catalogação: 22/12/2009 Liberação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14752
Resumo:
Título: A PERSPECTIVA DE TARSO MAZZOTTI SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO E DA ANÁLISE RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO, A CRÍTICA E A COMPREENSÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS Autor: MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO
Nº do Conteudo: 14752
Catalogação: 22/12/2009 Liberação: 22/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14752
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar o uso da argumentação e da
análise retórica para o desenvolvimento, para a crítica e para a compreensão das teorias
pedagógicas, sob a perspectiva de Tarso Mazzotti. Para isto, realizamos uma pesquisa
bibliográfica a partir das obras deste filósofo da educação nas quais encontramos suas
principais idéias acerca do uso da argumentação e da análise retórica. Logo,
consideramos desde o capítulo Estatuto de cientificidade da pedagogia, publicado pela
primeira vez em 1996, até (inclusive) a publicação, em 2008, do livro Doutrinas
pedagógicas, máquinas produtoras de litígios. Enquanto o primeiro capítulo desta
dissertação descreve as referidas idéias, o segundo capítulo analisa três pontos que
permeiam as idéias apresentadas no capítulo anterior: a organização das teorias
pedagógicas em torno de metáforas, o processo de validação das teorias pedagógicas, e a
função e os limites da análise retórica aplicada às teorias pedagógicas. Na conclusão,
convencidos de que o objetivo desta pesquisa tenha sido alcançado, apresentamos a
utilidade do processo argumentativo e a necessidade da consideração da análise retórica
como um dos instrumentos para a crítica das teorias pedagógicas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |