INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DETERMINAÇÃO DE SN EM LEITE HUMANO POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA NO FORNO DE GRAFITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATO MARÇULLO BORGES

Colaborador(es):  REINALDO CALIXTO DE CAMPOS - Orientador
MARIA DE FATIMA RAMOS MOREIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 14735
Catalogação:  18/12/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14735@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14735@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14735

Resumo:
O estanho é um metal de ocorrência natural que é extraído do minério de cassiterita na forma de SnO2. É lançado na natureza através de fontes naturais e antrópicas e ocorre na natureza tanto na forma inorgânica, quanto orgânica. Quanto menor a cadeia orgânica associada ao metal, maior a toxicidade do composto. Compostos orgânicos podem penetrar na membrana celular e interromper a fosforilação oxidativa e danificar as mitocôndrias. Podem ser ainda genotóxicos e imunotóxicos. O leite humano é a principal fonte de alimentação e nutrição para recém-nascidos, e é encorajada até os 2 anos de idade. Entretanto, é também a principal fonte de exposição de substâncias exógenas para bebês, incluindo o estanho e seus compostos, já que pode ser a rota de excreção de poluentes ambientais oriundos da mãe. A determinação direta do leite por EAA-FG é interessante do ponto de vista analítico pois reduz o tempo de preparação e a possibilidade de contaminação da amostra. Neste trabalho, foi utilizado um forno de grafite com aquecimento transversal. Curvas de pirólise e atomização levaram a temperaturas de pirólise e atomização de 1300 e 2200ºC, respectivamente, usando um volume de amostra de 20 µL. Os melhores resultados foram obtidos com a diluição 1+1 em HNO(3) 0,2% v/v e com a massa de 10+5 μg de paládio+magnésio, para um volume de 10 μL. Em todos os casos, a atenuação de fundo foi adequada para o corretor baseado no efeito Zeeman. A curva analítica foi linear até 300 µg.L-1, tanto no meio aquoso quanto na presença da matriz, entretanto a calibração teve que ser realizada com a adição de soluções de calibração à matriz. O limite de detecção (n=10, k=3) foi de 0,6 μg Sn.L(-1) na amostra original. Foi verificado que a presença de Cl(-1) e Ca(+2) em concentrações acima de 100 e 40 mg.L(-1), respectivamente, depreciam fortemente o sinal de estanho. Por outro lado, o aumento do sinal de estanho ocorre devido a presença de P em concentrações que variam entre 5 e 150 mg.L(-1). Recuperações maiores que 95% de iSn no leite humano foram obtidas como parte do estudo de calibração. A metodologia desenvolvida provou ser adequada para a determinação de Sn, quando na forma de MMT, através da calibração de iSn como analito de calibração.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui