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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NAM JUNE PAIK: DA MÚSICA FÍSICA À ARTE DA COMUNICAÇÃO Autor: BRUNO VIANNA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14710
Catalogação: 14/12/2009 Liberação: 14/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14710@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14710@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14710
Resumo:
Título: NAM JUNE PAIK: DA MÚSICA FÍSICA À ARTE DA COMUNICAÇÃO Autor: BRUNO VIANNA DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 14710
Catalogação: 14/12/2009 Liberação: 14/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14710@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14710@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14710
Resumo:
Nam June Paik é considerado como artista pioneiro da vídeoarte, forma de
arte que surgiu na década de 1960 e que explora a imagem eletrônica e suas
propriedades enquanto material expressivo ontologicamente diferente das outras
formas de imagem, assim como seu uso em instalações, ambientes com circuito
fechado e em redes de comunicação. Tendo iniciado sua carreira como compositor
de música eletrônica e artista de performance no grupo Fluxus, Paik criou
partituras, objetos musicais e peças de antimúsica que irão surgir em parte como
desdobramentos de sua interpretação das questões abertas pela obra do compositor
americano John Cage. O contato com o compositor e o estudo da eletrônica
provocarão uma reorientação significativa em seu trabalho, que num primeiro
momento irá caracterizar-se pela utilização do aparelho de televisão como
médium artístico através de modificações de seu circuito interno e de
hibridizações que desfiguram a imagem eletrônica e permitem a participação do
público na manipulação dos sinais eletrônicos que a compõem. A partir dessas
experiências, os trabalhos de Paik irão contribuir na definição de uma estética da
imagem eletrônica e explorar seus recursos expressivos mediante a apropriação de
novos recursos tecnológicos e uso de seu sintetizador vídeo, uma consequência
das buscas do artista em tornar a televisão um sistema aberto e em criar uma
síntese entre música e artes visuais. Definida como tentativas de humanizar a
tecnologia, a obra de Nam June Paik oferece em sua variedade uma rica fonte para
reflexões sobre o papel do artista em relação ao fenômeno técnico. Ao aventurarse
na esfera da arte-comunicação, Paik irá demonstrar de que forma o artista pode
aproximar sua atividade de uma práxis social fundindo campos de conhecimento distintos, fazendo previsões e subvertendo o uso institucionalizado das mídias,
provocando assim transformações na superestrutura da sociedade.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO, LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |