XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NAVEGANDO PELO TUBO: A COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL DE MASSA E OS VÍDEOS TRANSMITIDOS PELO USUÁRIO COMUM Autor: DANIELA FERNANDES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14700
Catalogação: 10/12/2009 Liberação: 10/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14700
Resumo:
Título: NAVEGANDO PELO TUBO: A COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL DE MASSA E OS VÍDEOS TRANSMITIDOS PELO USUÁRIO COMUM Autor: DANIELA FERNANDES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 14700
Catalogação: 10/12/2009 Liberação: 10/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14700
Resumo:
Recentemente, de maneira mais extensiva, mas desde o fim da década de
90, um fenômeno pôs em cheque os papéis de quem produz e de quem consome
informação no mundo. Esta dissertação procura analisar esse fenômeno na
internet, chamado aqui de comunicação individual de massa. Especificamente, o
foco deste estudo é o site de compartilhamento de vídeos YouTube, cujo slogan é
broadcast yourself, ou seja, transmita você mesmo, e que conta com mais de 78
milhões de vídeos publicados – são cerca de 240 mil filmes adicionados todos os
dias. Integrante da fase web 2.0, na qual pessoas comuns passaram a publicar
textos, fotos, vídeos, comentários, desenhos e outros tipos de conteúdo na internet,
o YouTube, originalmente concebido por três amigos desejosos de compartilhar
com outros amigos seus vídeos pessoais, hoje integra o Google Inc., um dos
maiores grupos do mercado web. Além das réplicas de conteúdos já exibidos no
cinema, na TV e em outros meios, a grande maioria dos vídeos publicados e
exibidos no site é totalmente inusitada. Para a análise, foram agrupados os vídeos
produzidos por usuários comuns em três categorias: filmes virais, de família e
videobiografias. Por meio das análises desses filmes e do diálogo com teóricos,
são elaboradas questões atuais, como identidade, autoria e agenciamento coletivo,
que parecem refletir bem a sociedade conectada.