$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REMOÇÃO DE BORO DE ÁGUAS E EFLUENTES DE PETRÓLEO POR ADSORÇÃO
Autor: JAVIER PAUL MONTALVO ANDIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ ALBERTO CESAR TEIXEIRA - ORIENTADOR
LIDIA YOKOYAMA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 14605
Catalogação:  18/11/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14605@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14605@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14605

Resumo:
A presença de boro nas águas em geral tem se incrementado de forma contínua e paralela ao desenvolvimento industrial. Da mesma forma, os efeitos prejudiciais aos organismos vivos tem aumentado, especialmente sobre as plantas onde a faixa entre a deficiência e a toxicidade é muito curta. No presente trabalho foi investigado o efeito das diferentes variáveis de operação, na cinética e na termodinâmica de um processo de adsorção de boro com MgO a partir de águas e efluentes gerados na produção de petróleo. Os resultados obtidos mostram que o processo de adsorção é viável, e alcança eficiências em torno de 80% (em pH = 10; concentração de MgO-500 = 40 g.L(-1) (área superficial = 1259 m2), temperatura = 25oC, agitação =150 rpm e tempo = 60 min.). O processo é fortemente influenciado pelo pH, e também pela área superficial (tamanho de partícula) do adsorvente, concentração inicial do boro, salinidade da solução, e pela a presença de outros íons na solução. A temperatura também tem um efeito positivo no processo. A remoção de boro com MgO foi quantitativamente avaliada usando isotermas de adsorção.. Verificou-se que o processo se ajusta melhor à isoterma de Freundlich. A constante da isoterma de Freundlich, Kad (mg.g(-1)) = 0,57 foi maior em comparação a outras Kad obtidas na adsorção de boro com outros adsorventes. Finalmente, os parâmetros cinéticos e termodinâmicos do processo calculados indicam que o processo acontece de forma espontânea e é cineticamente bem representado por um modelo de pseudo segunda ordem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui