INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM MODELO ESTOCÁSTICO PARA O NÚMERO DE NEGÓCIOS COM AÇÕES DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: COM APLICAÇÃO EM SIMULAÇÃO DE RETORNOS DIÁRIOS ATRAVÉS DE DEFORMAÇÃO TEMPORAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FABRICIO MELLO RODRIGUES DA SILVA

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Catalogação:  12/11/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14595@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14595@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14595

Resumo:
Este trabalho propõe um novo modelo estocástico para o número diário de negócios com ações do mercado de capitais brasileiro. O modelo, que denominamos ZINB-HF (Zero-Inflated Negative Binomial Harvey-Fernandes), é uma extensão do modelo de uma escala local para dados de contagem. Nesse modelo, o número diário de negócios segue uma distribuição binomial negativa com relação serial. A distribuição binomial negativa é gerada através de três modelos microestruturais independentes do processo de negociação. O principal deles baseia-se no conceito de rupturas aleatórias no processo gerador dos retornos, que ocorrem num referencial de tempo alternativo, definido pelas próprias ocorrências de negócios. O segundo modelo microestrutural sugerido para justificar o uso da binomial negativa remete ao conceito de heterogeneidade não-observada nas periodicidades de negociação por parte dos agentes de mercado. O terceiro remete ao conceito de contágio positivo devido a um processo auto-reforçador da liquidez de uma ação. A distribuição binomial negativa autocorrelatada do modelo de escala local é suposta zero-inflada, isto é, a probabilidade de zero negócios em um dia qualquer é maior do que a distribuição binomial negativa pura indicaria, devido à existência de suspensões forçadas na negociação. O modelo ZINB-HF proposto é usado como processo direcionador dos retornos diários da ação, no contexto de deformação temporal. O trabalho conclui com um estudo de caso com uma ação representativa do mercado brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui