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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFESSORAL MILITAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DOCENTES-ENFERMEIROS DA ESCOLA DE SAÚDE DA MARINHA DO BRASIL Autor: VIVIANE GONCALVES CAMARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14591
Catalogação: 11/11/2009 Liberação: 11/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14591@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14591@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14591
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFESSORAL MILITAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DOCENTES-ENFERMEIROS DA ESCOLA DE SAÚDE DA MARINHA DO BRASIL Autor: VIVIANE GONCALVES CAMARA
Nº do Conteudo: 14591
Catalogação: 11/11/2009 Liberação: 11/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14591@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14591@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14591
Resumo:
O objetivo da pesquisa é investigar a construção do trabalho docente de
enfermeiros-docentes, suas auto e hetero imagens profissionais, seus saberes no
contexto institucional militar - a Escola de Saúde da Marinha do Brasil. Utilizouse
como referencial teórico Michel Foucault e Erving Goffman para a
compreensão do universo de uma escola militar, e Pérez-Gómez para a
compreensão da influência do contexto institucional no trabalho dos professores.
Para a compreensão do trabalho docente, que inclui a questão dos saberes,
recorre-se às contribuições de Maurice Tardif e Philippe Perrenoud, além daqueles
autores que estudam o binômio docência-enfermagem. A pesquisa foi realizada na
Escola de Saúde da Marinha do Brasil, por ser a única instituição militar a formar
seus auxiliares e técnicos de Enfermagem. A análise baseou-se na observação de
aulas teóricas e práticas de 06 professores, bem como de entrevistas semiestruturadas.
A prática investigada aponta para perfis profissionais próximos,
originários da ideologia do sacerdócio, da vocação e do feminino, da nobreza da
imagem docente bem como da transformação das bruxas em santas enfermeiras.
As falas dos entrevistados sinalizam para a necessidade de sair da esfera do
cuidado para a esfera da profissionalização e reconhecimento social. Os discursos
revelam a importância dos saberes adquiridos com a prática assistencial e de sala
de aula, atrelados aos valores pessoais, que permeiam ambas as profissões, num
movimento de retro-alimentação da docência-enfermagem.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |