INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CALIBRAÇÃO E POSICIONAMENTO DE CÂMERA UTILIZANDO FOTOS E MODELOS DE EDIFICAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PABLO CARNEIRO ELIAS

Colaborador(es):  MARCELO GATTASS - Orientador
Número do Conteúdo: 14590
Catalogação:  11/11/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14590@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14590@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14590

Resumo:
A reconstrução de câmera é um dos problemas fundamentais da visão computacional. Sistemas de software desta área utilizam modelos matemáticos de câmera, ou câmeras virtuais, para, por exemplo, interpretar e reconstruir a estrutura tridimensional de uma cena real a partir de fotos e vídeos digitais ou para produzir imagens sintéticas com aparência realista. As técnicas de reconstruçã de câmera da visão computacional são aplicadas em conjunto com técnicas de realidade virtual para dar origem a novas aplicações chamadas de aplicações de realidade aumentada, que utilizam câmeras virtuais para combinar imagens reais e sintéticas em uma mesma foto digital. Dentre os diversos usos destes tipos de aplicação, este trabalho tem particular interesse naqueles que tratam de visitas aumentadas a edificações. Nestes casos, fotos de edificações — tipicamente de construções antigas ou ruínas — são reconstruídas a partir de modelos virtuais que são inseridos em meio a tais fotos digitais com a finalidade de habilitar a visão de como essas edificações eram em suas estruturas originais. Nesse contexto, este trabalho propõe um método semi-automático e eficiente para realizar tal reconstrução e registrar câmeras virtuais a partir de fotos reais e modelos computacionais de edificações, permitindo compará-los através de superposição direta e disponibilizando uma nova maneira de navegar de forma tridimensional por entre diversas fotos registradas. Tal método requer a participação do usuário, mas é projetado para ser simples e produtivo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui