INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA BANCÁRIA NO BRASIL: APLICAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS ENTRE 1995 E 1998
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCIO MAGALHAES JANOT

Colaborador(es):  MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Coorientador
Catalogação:  30/10/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14535@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14535@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14535

Resumo:
O objetivo principal dessa dissertação é identificar, com antecedência, as instituições financeiras mais propensas a se tornarem insolventes, propiciando a implementação de medidas corretivas em tempo hábil e uma alocação mais eficiente dos recursos disponíveis para o acompanhamento direto (on-site) das instituições por parte do Banco Central. Para isso, é necessário a utilização de algum tipo de modelo estatístico, convencionalmente chamado de modelo de early warning, que traduza as características dos bancos em estimativas de risco. Este estudo examina a eficácia de dois tipos de modelos de early warning - o modelo de regressão logística e o modelo de risco proporcional de Cox - em prever o fenômeno de insolvência bancária no Brasil durante o período 1995/1998. Estes modelos basicamente produzem estimativas da probabilidade de um banco, com um dado conjunto de características, sobreviver mais que um determinado intervalo de tempo no futuro, classificando-o como solvente ou insolvente. Apontam também quais as características que mais contribuíram para a insolvência das instituições financeiras. O alto percentual de acerto de classificação dos bancos pelos dois modelos estimados, com a identificação de uma proporção considerável das insolvências com antecedência, indicam que a insolvência bancária é passível de ser prevista no Brasil, sendo recomendável a utilização destes como um instrumento adicional de supervisão do sistema financeiro pelo Banco Central.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui