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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DE OIAPOQUE A SAINT- GEORGES: UMA PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA EM MEIO ESCOLAR NA FRONTEIRA BRASIL E GUIANA FRANCESA Autor: MARILUCIA MARQUES DO ESPIRITO SANTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14451
Catalogação: 21/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14451@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14451@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14451
Resumo:
Título: DE OIAPOQUE A SAINT- GEORGES: UMA PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA EM MEIO ESCOLAR NA FRONTEIRA BRASIL E GUIANA FRANCESA Autor: MARILUCIA MARQUES DO ESPIRITO SANTO
Nº do Conteudo: 14451
Catalogação: 21/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14451@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14451@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14451
Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar a situação lingüística na fronteira
Brasil/Guiana Francesa, discutindo os resultados obtidos frente à política lingüística de
ensino de línguas estrangeiras estabelecida no Brasil assim como preconizar a educação
bilíngüe para esse contexto. Dentro da diversidade lingüística do país, as regiões de
fronteira são os locais onde se observam com maior freqüência os fenômenos
resultantes do contato lingüístico. A partir desta constatação, foi desenvolvida uma
pesquisa sociolingüística, que considera a língua a partir de seu contexto social. O
trabalho tem como referencial teórico os estudos sobre Línguas em/de Contato e estudos
sobre política e planejamento lingüístico para comunidades com diversidade lingüística.
Em Línguas de/em Contato, buscamos referencial nos estudos clássicos que tratam do
nível de competência dos falantes e das funções de uso das línguas em situações de
bilingüismo e multilinguismo. No âmbito da política e planificação lingüística
buscamos referencial nos estudos que tratam da problemática desse bi/ multilinguismo
para o estabelecimento de propostas de educação bilíngüe. A investigação foi
desenvolvida com uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, que utilizou dos
seguintes instrumentos: análise documental, pesquisa de campo, entrevistas e
questionários. Identificamos o status lingüístico e as atitudes lingüísticas dos alunos do
sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da região com o objetivo de
embasar a discussão sobre o estabelecimento de políticas lingüísticas adequadas para os
contextos de minorias lingüísticas como os de fronteira. Como resultados mais
significativos, apontamos que essa região ressente de uma política e planificação
lingüística no tocante a formalização da língua francesa como língua estrangeira nos
estabelecimentos de ensino