XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: QUEUING SCHEDULING DISCIPLINE BASED ON USER’S SATISFACTION MEASURED BY QOS METRICS Autor: RAUL WAGNER DOS REIS VELLOSO FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ALENCAR REIS DA SILVA MELLO - ADVISOR
MARCO ANTONIO GRIVET MATTOSO MAIA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 14448
Catalogação: 21/10/2009 Liberação: 21/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14448@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14448@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14448
Resumo:
Título: QUEUING SCHEDULING DISCIPLINE BASED ON USER’S SATISFACTION MEASURED BY QOS METRICS Autor: RAUL WAGNER DOS REIS VELLOSO FILHO
MARCO ANTONIO GRIVET MATTOSO MAIA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 14448
Catalogação: 21/10/2009 Liberação: 21/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14448@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14448@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14448
Resumo:
Packet-switched networks have recently replaced circuit-switched networks
unifying the way voice and data are carried through those networks. Due to such a
new switching concept, challenges related to new applications with different
quality requirements have arisen and attracted much attention of computer
network researchers. Among the mechanisms used to provide quality of service in
those networks, the one chosen in this research is the router’s packet scheduler.
The concept that governs packet schedulers is queuing scheduling discipline. In
this research, a new queuing scheduling discipline is proposed where packets are
scheduled based on a performance indicator that evaluates the user’s satisfaction
with the service contracted. That performance indicator is a well-known economic
function called utility function. The system considered on this research is
focused on the operation of a telecommunications service provider network’s
border router where users request FTP, VoIP and HTTP services. Simulation
results show that the performance of the proposed service discipline is
comparable, but not always to a satisfactory degree, when compared with other
service disciplines found in the literature. Some suggestions for future research
are added in this dissertation, in order to improve the performance of the proposed
service discipline, but they have not been tested due to space and time limitations.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND APPENDICES |