XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: READING-BROWSING TRAJECTORIES AND STRATEGIES OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS Autor: MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14327
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@2
Resumo:
Título: READING-BROWSING TRAJECTORIES AND STRATEGIES OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS Autor: MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Nº do Conteudo: 14327
Catalogação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@2
Resumo:
In western cultures grounded in the networking logic woven on the internet,
one witnesses a transformation in regards to the support, the text production
technique and the new possibilities of receiving, appropriating and interacting
with the digital textuality which encompasses several languages (verbal and nonverbal),
seemingly contributing to a gradual institution of new ways to read.
Based on this question, this thesis aims mainly at investigating the readingbrowsing
strategies carried out by young university students while performing
thematic searches of academic interest on internet sites. To that effect, the work
has two kinds of study as reference: one which tries to understand the sociocultural
characteristics and dynamics present in interactive networks on the
internet, found mainly in Manuel Castells; and one which is dedicated to the
multifaceted nature of hypertext, based on George Landow, Jay Bolter, Ingedore
Koch, Luiz Antônio Marcuschi and Antonio Carlos Xavier, among others. In
order to complete the theoretical study it was necessary to determine the concept
of reading-browsing, a necessary concept for establishing the main focus of this
research. Thus, studies were conducted based on authors such as Stephania
Padovani, Leslie Whitaker, Andréa Garavaglia, Taciana Burgos, Séraphin Alava
and Lucia Santaella. Based on this theoretical groundwork, the thesis adopted as
its basic premise the merging of the concepts of reading and browsing, anchored
mainly on studies by Roger Chartier. The research used as its methodological
design a qualitative investigation, while its data-gathering tools were
questionnaires, observation, capturing and recording the trajectory of readingbrowsing
and interviews conducted with university students, so as to achieve the
proposed goals. The data gathered using these strategies produced a body of
knowledge on the reading-browsing actions of an intentional sample of 10 young
university students, each analyzed individually, compared to the others and
confronted with the considerations of the above-mentioned authors. From this
analysis it unfolded that some reading-browsing styles and strategies were
identified, leaving the impression that they are being re-invented by young people.
The results reached show that these strategies are very close to the browsing maps
of human thinking, indicating that such attunement emphasizes the use of sociocultural
reading practices which are different from those previously held by
readers and reinforcing the idea that the appropriation of digital textuality outlines
new ways of being a reader in modernity.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 |